quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Tou usando enquanto tá legal..."

Na aula de "Introdução à publicidade" que tivemos hoje, nossa professora disse algo que ficou martelando em minha cabeça até 10:20 quando, finalmente, saímos. Eu, antes disso, anotei a frase pra poder usá-la em um texto que a mesma me inspirou a escrever.

O tema era sobre as mudanças no rumo da propaganda, no jeito que elas atingem o público e, a mudança desse público, já que se trata de uma nova geração, com outros pensamentos. Foi em meio a essa discussão que ela revelou algo comum nos dias atuais. As pessoas não usam mais um produto porque são fiéis à ele, ou porque o mesmo dá a elas credibilidade e segurança. Não. Elas, na verdade, estão em uma busca constante por algo melhor, novo, diferente. Sem medo de "experimentar" e se arriscar. Então, ela usou a frase "Tou usando enquanto tá legal..." para mostrar o que, de fato, as pessoas pensam sobre o que estão fazendo.

Enquanto meus amigos interagiam na aula, minha mente foi longe, levando essa frase pra outro contexto, mas que no fim, torna-se a mesma coisa.

Nossa professora tem razão, e todos nós sabemos disso. Os tempos mudaram, as ideias mudaram, os conceitos também, e isso é óbvio. As pessoas não se apagam mais a tradições, aos costumes, e nem mesmo aos valores. Optão sempre pelo novo, e se não gostarem, tentam novamente com outra coisa, ou voltam a anterior. É assim. Simplesmente, é assim que a coisa funciona atualmente. E isso não se limita a produtos. Isso vai, infelizmente, muito além.

Ninguém se "apega" mais. É simples. "Tá ruim? Ótimo, parte pra outra." Quantas e quantas vezes já não ouvimos isso de amigos, conhecidos ou familiares? Parece que a coragem se perdeu no tempo. Sinceramente, eu me pergunto aonde estão os outros seres iguais a mim, se é que eles existem. Eu não sou assim. Eu não me encaixo, definitivamente, nisso que chamam de nova geração. Não me encaixo em um conceito aonde tudo pode ser descartado tão facilmente, sem sentimentos, sem dor. Sem amor. Digo isso em todos os sentidos mas, principalmente, no sentido emocional, no ciclo afetivo. Não sou do tipo que desiste só porque minha relação - seja lá com quem for - não está como eu gostaria, ou tão boa como deveria ser. Não. Se existe amor, existe também luta, existe fé e perseverança. Sentimentos, com toda a certeza, não podem ser descartados assim.

Somos seres humanos, pensamos e sentimos. E isso nos dá a virtude de criar laços, e criar laços significa lutar por aqueles que decidimos trazer para nossas vidas. Chega de descartar pessoas! Pessoas não são descartáveis! Sofrimento existe, diferenças também. Porém, devemos ter força para passar por esses obstáculos ao lado de quem "amamos". Se trouxe alguém pra sua vida, aguente. Faça um esforço, aprenda com ela, aprenda a respeita-la. Dê tempo às pessoas. Tempo... É, tempo é o que está realmente em falta. Tempo pra conhecer melhor, tempo pra suportar mais, tempo pra tentar compreender.

Ninguém tenta mais, e sabe porque? Porque "se não tá bom, parte pra outra".
Essa é a civilização e nela... Ah, nela eu não me encaixo mesmo


Nenhum comentário: